1º ENCONTRO BRASILEIRO DE URBANISMO EM ÁREAS CENTRAIS COMEÇA NESTA QUARTA(12) NO RECIFE

Começa nesta quarta-feira (12) o 1º Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais. O evento é uma realização da Prefeitura do Recife, através do Gabinete do Centro do Recife – Recentro, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco – CAU/PE, Universidade Católica de Pernambuco – Unicap e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Iniciativa conta o apoio do Ministério das Cidades e da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos. Seminário reunirá profissionais, pesquisadores e gestores públicos de todo o Brasil para discutir e propor soluções para a revitalização dos centros urbanos brasileiros. Os interessados ainda podem se inscrever pelo Sympla.

O Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais se configura como uma plataforma ímpar para o intercâmbio de experiências vitoriosas em políticas públicas, planos, programas e projetos dedicados à revitalização de centros urbanos.

Através de painéis, mesas-redondas e oficinas dinâmicas, os participantes terão a oportunidade de trocar conhecimentos, debater os principais desafios e oportunidades que permeiam a revitalização urbana no Brasil e fomentar a colaboração entre cidades.

O evento contará com a presença de representantes de cidades que já trilham um caminho promissor na revitalização de suas áreas centrais, como: Recife, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus, Campo Grande, Porto Alegre e São Luís.

A reunião de expertise permitirá a troca de boas práticas, a identificação de soluções inovadoras e a construção de um plano de ação conjunto para impulsionar a revitalização urbana em todo o país. Em um encontro inspirador e transformador, cidades de todo o Brasil se unem para compartilhar experiências bem-sucedidas em políticas públicas, planos, programas e projetos de revitalização urbana.

Através de painéis, mesas-redondas e oficinas dinâmicas, especialistas de diversas áreas, como urbanismo, planejamento urbano, ciências sociais, patrimônio histórico e cultural, turismo e meio ambiente, se reunirão para debater os principais desafios e oportunidades para a revitalização urbana no país. 

A ideia é estruturar um acordo de cooperação técnica entre as cidades envolvidas na rede de urbanismo em áreas centrais, criado em 2023. O evento, que será realizado no Moinho Recife, na Unicap e no Pátio de São Pedro – coração do centro histórico do Recife, proporcionará aos participantes uma experiência imersiva na rica cultura e vibrante arquitetura da capital pernambucana.

Além disso, a programação inclui visitas guiadas ao Compaz, Porto Digital e Casa Zero, espaços emblemáticos da inovação, da criatividade e da revitalização urbana. Conta ainda com a parceria de diversas instituições comprometidas com o desenvolvimento urbano sustentável, a exemplo do Compaz, Secretaria de Turismo e Lazer, Porto Digital, Rede MudaMundo, Casa Zero, Cine Rua e a La Ursa Tours.

Com um público estimado em 600 pessoas, o encontro será um marco na construção de um futuro promissor para os centros urbanos brasileiros. A discussão sobre a necessidade de políticas públicas integradas para a reabilitação urbana será central nas mesas-redondas e oficinas, com a participação de especialistas renomados que abordarão a temática de forma abrangente e interdisciplinar.

INSCRIÇÕES GRATUITAS

O Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais é aberto ao público em geral, com inscrições gratuitas. Profissionais das áreas de arquitetura e urbanismo, planejamento urbano, ciências sociais, geografia, meio ambiente, patrimônio histórico e cultural, turismo e demais interessados na temática da reabilitação de áreas centrais são convidados a participar.

Para realizar a inscrição, basta acessar o site: https://www.sympla.com.br/evento/encontro-brasileiro-de-urbanismo-em-areas-centrais/2419088.

PROGRAMAÇÃO:

12/06 (quarta-feira) – Moinho Recife / Avenida Alfredo Lisboa, 810

12h – Credenciamento

13h30 – Painel Temático Recife

15h – Painel Temático São Paulo

16h30 – Painel Temático Manaus

18h – Painel Temático Porto Alegre

13/06 (quinta-feira) – Unicap / Auditório Dom Hélder, Rua do Príncipe, 526

9h – Painel Temático São Luís

10h30 – Painel Temático Belo Horizonte

13h30 – Painel Temático Rio de Janeiro

15h – Painel Temático Campo Grande

16h30 – Painel Temático Salvador

14/06 (sexta-feira) – Pátio de São Pedro

9h – Painel Temático Cenário Nacional

11h – Solenidade de Encerramento com o lançamento da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais

Foto: Izabele Brito/Recentro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *