Para enfrentar o problema da fome e do desperdício de alimentos no Brasil, instituições brasileiras e internacionais têm apostado em parcerias com movimentos sociais e criação de iniciativas para dar um novo destino a alimentos excedentes de suas produções (produtos de qualidade que perderam seu valor comercial).
Agora, estes programas unem forças com empresas para criar um sistema alimentar mais sustentável para esta e as próximas gerações. Iniciativa neste sentido acaba de ser anunciada pelo Movimento Todos à Mesa (TaM).
A ação passa a contribuir com o Pacto Pelos 15% Com Fome, idealizado pela Ação da Cidadania para enfrentar o problema da insegurança alimentar no Brasil.
O Movimento, uma coalizão composta pelas empresas Bauducco, Camil, Carrefour, Connecting Food, Design de Conversa, DPA Brasil, Facily, Frexco, iFood, Lopes Supermercados, M. Dias Branco e Nestlé, compromete-se disponibilzar, mensalmente até dezembro, um volume adicional às doações de alimentos excedentes que já ocorrem, juntando-se a uma grande rede de solidariedade que atua no combate à fome
As doações adicionais são de produtos próprios ou em dinheiro para que a Ação da Cidadania adquira cestas básicas para doação, e já começaram a acontecer em setembro.
A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, acaba de aderir ao movimento e destinará R$ 400 mil via Fundação PepsiCo (braço filantrópico da companhia) para a Gastromotiva – instituição voltada à produção e distribuição de marmitas em sua rede de cozinhas solidárias, presentes em todas as regiões do Brasil (instituição parceira da companhia e que integra o Pacto).
“Para fortalecer o nosso compromisso com a insegurança alimentar e a desnutrição, passamos a integrar a coalizão Todos à Mesa. Essa parceria é fundamental para ampliarmos a nossa atuação no processo de doações periódicas de alimentos, um trabalho fundamental para contribuir e levar esperança e oportunidades para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Além disso, com o apoio ao Pacto Pelos 15% com Fome, por meio do TaM, conseguimos conscientizar e engajar a população a se juntar a PepsiCo e demais empresas para fazer parte deste movimento tão importante para o nosso País”, comentou a diretora de Assuntos Corporativos da PepsiCo Brasil, Regina Teixeira.
SOBRE A PEPSICO
Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes ao dia por consumidores(as) em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Empresa gerou mais de US$ 79 bilhões em receita líquida global em 2021 impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que, no Brasil: inclui Pepsi, Gatorade, Quaker, Lay`s, Doritos, Ruffles,Cheetos, Kero Coco, H2O, Toddy entre outras.
Fotos – Divulgação