ACADEMIA LIFE LANÇA PROJETO INCLUSIVO PARA PORTADORES DE SÍNDROMES E TRANSTORNOS

Estudos apontam vários benefícios vindos com a prática de atividade física sobre o desenvolvimento motor, cognitivo, comportamental e social para crianças, adolescentes e adultos com síndromes e transtornos. Com o objetivo de acolher esse público, a Academia Life, localizada frente ao Parque da Jaqueira, está lançando um Projeto Inclusivo, para que essas pessoas tenham um local agradável para cuidar da saúde por meio do exercício.

Para isto, está contando com um time de educadores físicos especializados em psicomotricidade. Primeiramente, o aluno passa por uma análise de comportamento. Só depois a equipe vai acompanhar e prescrever treinamento individualizado, com acompanhamento de um personal direcionado pela academia.

“Esperamos com esse projeto receber, incentivar e assegurar a prática de atividade física a esse público especial da melhor maneira possível, dando a devida importância às necessidades individuais e direcionando a evolução de todos os envolvidos no processo”, relata o parceiro da Life no Projeto Inclusivo, Daniel Paes, professor de educação e psicomotricista com formação em ABA (análise do comportamento).

Dependendo da análise, a academia vai direcionar o aluno para atividades junto com os demais, ou para a sala de ginástica de forma individual, com a diminuição dos estímulos sonoros e visuais, se necessário.

“Durante a aula teremos um som mais baixo, muita iluminação natural, além da conscientização de funcionários, colaboradores e alunos sobre a convivência com as diversidades”, explica Amanda Dalla Nora, uma das sócias da Life, primeira academia do Recife a disponibilizar um programa específico de inclusão.

BENEFÍCIOS PARA O AUTISMO

O transtorno do espectro autista pode ser caracterizado como um distúrbio do neurodesenvolvimento, que acarreta prejuízos na comunicação, desenvolvimento motor, interação social e cognição. Com o aumento da população mundial, a prevalência de autismo cresce e, dessa forma, a busca por tratamentos que ofereçam uma melhor qualidade de vida.

Segundo Daniel Paes, um benefício importante para esse aluno é a diminuição das estereotipias, comportamentos inadequados socialmente, aumento na concentração.

“Também são observados ganhos nas principais valências físicas (que possibilitam mudar a posição do corpo ou a direção do movimento no menor tempo possível) como força, coordenação, resistência, velocidade, agilidade, flexibilidade, mobilidade e equilíbrio”, relata.

“Estamos radiantes com o projeto. É nosso papel enquanto academia e sociedade incluir, dar apoio e abraçar as diferenças”, finaliza Nicole Dalla Nora, sócia da Life . 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *