A deterioração de rodovias que cortam o Agreste de Pernambuco voltam a motivar apelo do deputado estadual Álvaro Porto (PSDB) ao governo do Estado e órgãos responsáveis, inclusive federal, no sentido de que sejam realizados serviços de recuperação e restabelecimento de condições de tráfego.
Uma das solicitações diz respeito ao restauro e recapeamento asfáltico da PE-109, importante via que liga a cidade de Bonito a regiões da Mata Sul, Agreste e também aos Estados de Alagoas e Paraíba. De acordo com o deputado, a estrada encontra-se bastante danificada devido ao tráfego intenso, sobretudo os veículos que transportam cargas pesadas.
“É necessário ressaltar que a situação em que a rodovia encontra-se atualmente prejudica o turismo, agricultura, a indústria e também o transporte alternativo de passageiros e de estudantes universitários”, disse.
Porto destaca, que além de buracos e desníveis, falta sinalização em praticamente em todos os trechos. “A via requer um projeto de requalificação em toda sua extensão, uma vez que a inexistência da infraestrutura adequada põe em risco a segurança de quem trafega por ali”.
Já para a PE-177, o deputado pediu serviços de sinalização, capinação e recapeamento no trecho que vai desde o entroncamento com a BR-423, em Garanhuns, até o entroncamento com a BR-104, em Quipapá (Mata Sul). Com 56,30 quilômetros de extensão, a rodovia é a principal ligação entre a Zona da Mata Sul e o Agreste Meridional, por onde transitam diariamente milhares de pessoas.
Neste percurso, a PE-177 interliga diversos municípios e, segundo Porto, sofre com o avançado estado de deterioração, em decorrência da falta de manutenção. “A vegetação já toma conta da via, causando transtornos para os motoristas que nela transitam. A total ausência de sinalização vem provocando inúmeros acidentes”, frisou.
O deputado lembra que a recuperação da PE-177 é extrema urgência, uma vez que trata-se de uma rodovia essencial para o escoamento da produção do frigorífico da Masterboi, que se encontra em fase final de instalação em Canhotinho.
“Anunciado em dezembro de 2019, o abatedouro tem importância estratégica para o desenvolvimento da região, gerando aproximadamente mil postos de trabalho. “A conservação da malha viária por onde a Masterboi irá escoar sua produção, é fundamental para o desenvolvimento das atividades da empresa”, ressaltou.
Outro pedido apresentado por Álvaro Porto refere-se ao início imediato das obras de restauração e drenagem da BR-423, entre o Posto Caçulinha e a Avenida Euclides Dourado, em Garanhuns, no trecho conhecido como curva da G-VEL.
“A BR 423 é também importante via de ligação entre diversos munícipios do Estado, porém, no trecho que dá acesso a cidade de Garanhuns, os moradores, carros e motocicletas passam com dificuldades pela extensão mais crítica da via, devido a lama e água suja”.
Segundo ele, em decorrência deste quadro, os casos de doenças relacionados à falta de saneamento básico adequado apresentam uma escala crescente. “A contaminação pode acontecer por diversos fatores, mas o mais comum é pelo contato com esgoto a céu aberto, água poluída, com urina, fezes humanas e de animais, por bactérias ou vírus”.
“A população clama por uma solução, uma vez que a situação do local é crítica por conta das fezes e urina que escorrem a céu aberto, colocando em risco a vida de motoristas e pedestres que passam no local”, pontuou.
As solicitações foram protocoladas junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. As duas primeiras foram encaminhados ao governador Paulo Câmara, à secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, e ao presidente do Departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco (DER), Maurício Canuto.
A última foi endereçada ao governador Paulo Câmara e ao superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, em Pernambuco, Cacildo de Medeiros Brito Cavalcante.
Foto: Divulgação