Após o governo de Pernambuco emitir uma nota técnica orientando unidades e profissionais de saúde a notificarem com urgência, casos suspeitos de varíola dos macacos, a vereadora Andreza Romero, mesmo licenciada, demonstrou preocupação com uma possível propagação da doença na cidade do Recife.
Parlamentar sugeriu ao governo municipal a adoção de políticas de prevenção, sem impacto para a população. Ela quer que a Prefeitura do Recife crie um gabinete de estudos e prevenção da doença.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde -SES, até esta quarta-feira (29), não há suspeitas da doença no estado. Entre os sintomas da varíola dos macacos estão: febre, dor de cabeça, dor muscular e nas costas, além de calafrios, exaustão, gânglios inchados e também lesões na pele.
A transmissão ocorre através de contato com a pessoa infectada, por isso é recomendado o isolamento até o desaparecimento total das lesões.
“Ainda que não haja registro em Pernambuco, o País já confirmou 21 casos dessa doença – que é um evento inesperado, raro e que tem alto potencial de contaminação – o que exige que, desde agora, as cidades se planejem para mitigar os impactos de possíveis notificações”, ressaltou Andreza Romero.
“Meu pedido não é um alarde, mas um alerta para que a Cidade do Recife saia na frente e esteja preparada para dar assistência, tratamento, proteção e orientações à toda população”, concluiu.
Foto- Divulgação