Gabriel Ferreira, de apenas 15 anos (2,08m de altura), aluno e atleta do Time de Basquete do Colégio Salesiano Recife, foi convidado pela NBA Academy – elite e referência do basquete no mundo – para treinar na equipe, em San Luis Potosi, no México.
O período de treino é de uma semana, de 15 a 21 de novembro. Gabriel, conhecido como Gigante, é apaixonado por basquete desde os 12 anos e agora com o convite da NBA vai avançar mais passos em direção ao seu sonho – no esporte e na vida.
A NBA, The National Basketball Association Elite Development, irá proporcionar ao jogador várias atividades e diferenciais no período na academia: tour pelo espaço, aulas, e treino individual e com equipe. Além disso, todas as despesas e demais detalhes da viagem, como transporte, alimentação e hospedagem, serão providenciados pela NBA.
O estudante também terá cobertura de segurança com a saúde. Todos os protocolos de convivência com a Covid-19 serão tomados, seguindo regras mundiais e da NBA Academy. De acordo com a carta enviada ao estudante, será realizado o teste PCR 72 horas antes do embarque e na chegada.
Eventuais quarentenas também podem ser feitas – quem já é vacinado precisa esperar o teste PCR negativo, de 6 a 9 horas, e não vacinados, irão ficar isolados por quatro dias. No terceiro dia, um novo teste é feito e, caso dê negativo, a liberação é concluída, sob supervisão de um médico aprovado pela NBA Academy.
Todos os funcionários e outros jogadores também realizaram testes e estão seguindo as regras durante o período pandêmico. O Colégio Salesiano Recife é tradicionalmente conhecido como uma instituição que apoia e incentiva os esportes, conhecido também por ser uma instituição de ensino formadora, com diferencial na área.
A oportunidade do Gabriel é reflexo de sua conduta como jogador, seus treinos e também de todo o apoio oferecido na escola, contribuindo em sua formação como pessoa e atleta.
A NBA Academy, que tem programas de treinamento na Austrália, China, Índia, México e Senegal, ultrapassa o óbvio, construindo carreiras e ajudando atletas, a exemplo do Gabriel Ferreira, dentro do esporte.