Após atraso de uma hora na abertura do Metrô Recife, passageiros que precisaram do Ramal Camaragibe da Linha Centro foram surpreendidos com o fechamento dos portões de algumas das estações, por volta das 7h30 desta quarta-feira (27).
Segundo a Companhia de Trens Urbanos do Recife (CBTU), o fechamento ocorreu por causa de tumultos e aglomerações nas estações. A Estação Camaragibe foi fechada, mas a empresa não informou quais outras também tiveram a operação paralisada.
O Grande Recife Consórcio de Transporte informou que acionou um esquema operacional de emergência “devido à paralisação da Linha Centro”, com reforço de linhas.
A CBTU informou, às 8h, que as estações haviam sido reabertas. O Ramal Camaragibe, antes de chegar ao terminal, passa pelas estações Cosme e Damião, Rodoviária, Curado e Alto do Céu. A Linha Centro corta os municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe
Na Estação Camaragibe o primeiro trem saiu às 6h06, com um grande número de pessoas. O segundo, partiu em direção ao Centro do Recife, 20 minutos depois. Às 7h20, ainda não tinha passado o terceiro trem pelo local.
Na Estação Joana Bezerra, no Centro da capital, o intervalo entre as viagens estava maior, mas a Linha Centro seguia funcionando. Na noite desta terça-feira (26), houve registro de problemas na rede elétrica aérea da Linha Centro, o que acarretou atrasos. Esta mesma linha ficou mais de 15 horas completamente paralisada, há uma semana, também por causa de pane elétrica.
Mais cedo, a CBTU havia informado que o atraso no início das operação das duas linhas foi causado por conta da manutenção da rede aérea realizada durante a madrugada. Além disso, houve dificuldade na injeção de trens na Linha Centro, que estava operando em via singela, ou seja, quando apenas uma via é utilizada pelos trens nos dois sentidos, segundo a companhia.
Foto: Giuliano Roque/TV Globo
G1 PE