Parlamentares da bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara Federal apresentaram proposta (PDL 199/2020) para suspender as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. As inscrições começaram na última segunda-feira (11). As provas presenciais estão marcadas para os dias 1º e 8 de novembro.
Os deputados socialistas consideram que o isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus, prejudicou muitos alunos que, sem aulas e sem condições de reposição on-line, não têm acesso aos recursos necessários para acessar o conteúdo exigido na prova.
O deputado Danilo Cabral, que é um dos autores do PDL, disse que, apesar de algumas escolas fornecerem conteúdo via internet, a maior parte dos alunos de escolas públicas não têm acesso ao sistema para continuar estudando à distância. Destacou que milhares de alunos serão prejudicados se o calendário do Ministério da Educação for mantido. Na segunda-feira (11), 1,5 milhão de pessoas fez inscrições no Enem.
O Ministério da Educação informou que o número superou as inscrições realizadas no ano passado, no período de 24h. “O deputado afirma que fazer a prova é um direito, um serviço público e, portanto, teria que seguir “todos os princípios constitucionais, inclusive o da igualdade, sem prejudicar qualquer estudante”.