O aproveitamento hidrelétrico da Barragem de Sobradinho, localizada na Bahia e instalada no Rio São Francisco, a cerca de 40 km de Petrolina,Sertão de Pernambuco – está beirando 90% da sua capacidade, segundo informou a Companhia Hidrelétrica do São Francisco – Chesf.
A previsão da Companhia é que o volume útil do reservatório atinja 87,64% neste sábado (18) e 88,11% no domingo (19). Quanto à defluência – quantidade de água liberada, está com vazão de 1.600m³/s (metros cúbicos por segundo). Regularmente, a vazão é de 2.060 m³/s.
De acordo com o diretor de operações da Chesf, João Henrique Franklin, a causa do aumento de volume foram as chuvas dos últimos dias. “Desse último ciclo, que começou em novembro de 2019 e está encerrando em maio de 2020, nós não podemos reclamar; foi um período de muita chuva, o que possibilitou o acúmulo”, destacou.
A última vez que o reservatório ultrapassou 80% foi em 2012. Em março deste ano, Sobradinho pela a primeira vez desde maio de 2019 entrou na faixa de operação normal, que é quando o volume útil se mantém entre 60% e 100%. Um alento e grandes perspectivas para a Região Nordeste, principalmente no setor elétrico e de produção da região.