Biblioteca Pública de Olinda recebe nesta sexta-feira (18), ações culturais voltadas ao tema “Escravização, Independência e Culturas Próprias”. O objetivo é fortalecer a discussão sobre o Mês da Consciência Negra.
As ações gratuitas são abertas ao público a partir das 17h e têm como objetivo, conscientizar a comunidade na luta contra o preconceito, através de rodas de diálogos, produções de livros e peças.
A iniciativa partiu de representantes culturais da Terra Alfaiata, fundada em 2004, com a finalidade de transmitir a riqueza da cultura afro-americano para a população. Consta na programação, uma palestra do presidente da Nação Pernambuco, Bernardo Contramestre, que vai abordar o tema “Consciência Negra Afro – América”.
No mesmo dia, haverá o lançamento do livro “Cabelos de Redemoinhos”, da escritora e professora Fabiana Maria. Também foi convidado o grupo de teatro Kanteatro, para apresentar a peça “O casamento da Princesa”, com direção de Mazzarello Rodrigue. A performance do grupo percussivo Batuque do Monte, com o mestre Nildo Brown, também integra a comemoração.
PROGRAMAÇÃO – DIA 18/11
-Alfaiata Palestra Baqueana – Consciência Negra Afro – América (Escravização, Independência e Culturas próprias)
Local: Biblioteca Pública de Olinda
Horário: 17h
Realização: Bernardo Contramestre
Acesso: Gratuito
-Lançamento do Livro “Cabelos de Redemoinhos”
Horário: 18h
Realização: Fabiana Maria
Acesso: Gratuito
-Kanteatro – O casamento da princesa (Adaptação da Lenda Senegalesa)
Horário: 18h30
Realização: Mazzarello Rodrigues
Acesso: Gratuito
-Grupo Percussivo Batuque do Monte
Horário: 20h
Realização: Mestre Nildo Brown
Acesso: Gratuito
—