O Centro do Recife – considerado o coração da cidade – foi um dos temas debatidos na segunda reunião plenária do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Recife – Cedes/Recife. O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira (04), no Beach Class Convention Salão Recife.
Evento reuniu diversos representantes do poder público e da iniciativa privada, entre os quais, a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife – CDL, que integra esse colegiado e vem atuando em conjunto com o município para dinamizar a área comercial e histórica da capital pernambucana.
“É um esforço muito grande que estamos fazendo e sabemos que não é do dia para a noite que conseguiremos fazer com que o comércio do centro tenha mais dinamismo. Levará anos, mas somos otimistas”, adiantou o presidente da CDL Recife, Fred Leal.
Segundo ele, diversas ações são pleiteadas e trabalhadas em conjunto com a Prefeitura do Recife e outros órgãos públicos para a melhoria da infraestrutura da região central.
RECENTRO
Uma dessas frentes é o Recentro, um programa da gestão municipal para revitalizar a área central com atração de investimentos, incentivo à moradia, preservação do patrimônio histórico e cultural, estímulo ao turismo e outros projetos. Na reunião,, o prefeito João Campos (PSB) assinou decreto, criando a Câmara Permanente do Recentro, no Cedes, para discutir e propor soluções.
Fred Leal destaca a importância do Recentro para a capital recifense e ressalta que a iniciativa é uma conquista da CDL Recife, pleiteada durante anos. “Precisamos trabalhar em conjunto e unir esforços. Será bom para o comércio e bom para a cidade do Recife”, acrescentou o representante do varejo recifense.
RESULTADOS PARCIAIS
Na segunda reunião plenária do Cedes/Recife, também foram apresentados resultados parciais do Recentro e debatidos temas como planejamento estratégico, enfrentamento às desigualdades, lançamento de coletânea Recife 500 anos e ações da educação.