População de Pesqueira escolheu no último domingo (15), o Cacique Marquinhos Xukuru (Republicanos), para prefeito da cidade. Ele é o primeiro Cacique a ser eleito no município. Marquinhos concorreu por um partido de direita, a sua coligação, Pesqueira de Todos Nós é composta pelas legendas PL, PT e PTB.
Em 2016, Maria Jose (PRP), foi eleita prefeita de Pesqueira com 79,45% dos votos válidos. Este ano, a então prefeita tentou reeleição pelo DEM, mas ficou em segundo lugar, com 45,48% dos votos. O Cacique teve 51,60% dos votos válidos no município.
“Um povo que pode identificar-se com suas origens e ter a esperança de dias melhores é um povo que caminha para a sua libertação”, disse Marquinhos, em suas redes sociais, dois dias antes das eleições. Os Xukurus são um grupo indígena do Brasil, descendentes dos Tarairús, da Serra do Ororubá, localizada em Pesqueira (Poção).
Para Daniel Ribeiro, assessor jurídico do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) Regional Nordeste, a candidatura do Cacique é histórica. “É um marco histórico, é importante que seja vista como um exemplo de luta e resistência. O povo Xukuru tem um passado de muitas violações dos direitos humanos cometidas pelo Estado brasileiro e empresas privadas”, ressaltou.
“Uma candidatura indígena traz a esperança de que as políticas públicas e direitos das populações excluídas do sistema sejam respeitados e garantidos”, destacou Daniel.
Segundo dados da Apoinme – Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e. Espírito Santo- Pernambuco tem uma população de mais de 45 mil indígenas. Em 2020, cinco representantes indígenas foram eleitos para o cargo de vereador no estado, são eles: Gilson Fulni-ô (Avante) e Valdo do Xixiakhlá Fulni-ô (PV), em Águas Belas; Preto Kapinawá (MDB), em Buíque e em Pesqueira, Pastinha Xukuru e Sil Xukuru (reeleito), ambos pelo Republicanos.
No dia da votação, o então candidato Marquinhos se posicionou nas redes sociais, agradecendo aos apoiadores. “Estamos a poucas horas de concretizar o sonho da maioria da população pesqueirense, que é o resgate do orgulho de pertencer a esta terra. Neste domingo (15), iremos às urnas para fazer dessa cidade a Pesqueira de todos nós”, ressaltou em um trecho da postagem.
IMPEDIMENTO
Marquinhos pode não chegar à prefeitura de Pesqueira, no próximo ano (2021). O Tribunal Regional Eleitoral – TRE indeferiu a candidatura do Cacique, mas de acordo com seus assessores o Jurídico de sua campanha já recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o resultado está, no momento, sub-júdice.