COMISSÃO ESPECIAL DO CARNAVAL DA CÂMARA DO RECIFE CELEBRA “O DIA DO FREVO”

Frevo – ritmo que embala os carnavais da capital pernambucana – teve um dia respecialmente reservado, nesta quarta-feira (23), na Câmara Municipal do Recife.

A iniciativa promovida pela Comissão Especial sobre a Retomada do Carnaval, São João e demais Grandes Eventos do Recife, foram homenageados 52 nomes que levam o ritmo aos quatro cantos.

O evento, presidido pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), e conduzido pelo presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PRTB) homenageou artistas, agremiações, personalidades, emissoras de rádio e instituições, em uma reunião solene intitulada Dia do Frevo.

A mesa da reunião solene foi composta pelo reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Alfredo Gomes; o deputado estadual Marco Aurélio; o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Melo; e a secretária de Turismo e Lazer, Cacau de Paula.    

O vereador Marco Aurélio Filho dirigiu-se à tribuna e confessou estar emocionado. Ele citou momentos importantes de decisões sobre o Carnaval diante da pandemia do novo coronavírus e ressaltou o compromisso da Casa. “O frevo é oportunidade, é inclusão. Mateus, um grande aluno da Escola de Frevo, é um exemplo de vida.

O presidente da Casa, Romerinho Jatobá, acertadamente, entendeu que nós, como Casa Legislativa, discutiríamos o Carnaval. Sou presidente do colegiado que tem a participação de Alcides Cardoso (DEM), Ana Lúcia (Republicanos), Tadeu Calheiros (Podemos), Marcos di Bria Júnior (PSB), Chico Kiko (PP) e Ivan Moraes (PSOL), disse.

A secretária de Turismo, Cacau de Paula afirmou que o maior diferencial do Recife é a cultura local. “Aqui é um dos grandes destinos do país. A experiência de dançar um frevo na cidade é uma das atividades em que o turista mais quer fazer”.

“Temos muitas manifestações culturais ao longo do ano, mas o frevo é vivido em nossa cidade 365 dias. Esse ano comemoramos 10 anos do reconhecimento do frevo como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade e acredito que o investimento na cultura gera emprego e turismo. Que possamos cada vez mais caminhar juntos”.  

O secretário de Cultura do Recife, Ricardo Melo ressaltou, que, observava os homenageados e elogiou a representatividade cultural no plenário da Casa de José Mariano . “A gente precisa olhar a nossa cultura. Evidente que não tem sido simples a situação atual. Recife é uma cidade da música e o trabalho de escuta tem que continuar e criar caminhos”.

O reitor da Universidade Federal do Pernambuco, Alfredo Gomes, enfatizou que a cultura precisa estar na pauta cotidiana e pontuou a importância de preservar o frevo durante todo o ano, e não somente no Carnaval.

“O frevo ficou associado ao Carnaval por muito tempo e como poder trazê-lo para outros momentos do ano é um grande trabalho. O frevo é uma música belíssima, representa liberdade e movimento”.

A solenidade foi encerrada com a apresentação dos 52 homenageados e homenageadas, individualmente, indicados pelos vereadores e vereadoras da CMR.

Após as citações, o maestro Spock e o aluno da Escola de Frevo do Recife, Matheus Pimentel, acompanhados de vários músicos e artistas, abrilhantaram a solenidade entoando os frevos: Voltei Recife, de Alceu Valença e Madeira que Cupim Não Rói, de Capiba.

Foto: Divlgação/CMR

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *