Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa determinou a apreensão de todos os respiradores fabricados pela Empresa Bioex e vendidos no Brasil pela Empresa Juvanete Barreto Freire. Justificativa da Agência é que o produto põe em risco vida da população.
A Prefeitura do Recife adquiriu 500 desses respiradores no início de abril, em compra emergencial sem licitação de R$ 11,5 milhões, desfazendo os contratos em 22 de maio, após denúncia do Ministério Público de Contas de Pernambuco – MPCO.
“Informo que a Coordenação de Inspeção e Fiscalização de Produtos para a Saúde encaminhou para publicação, Resolução – RE determinando a apreensão de todos os lotes do produto ventilador pulmonar modelo BR 2000, fabricado pela empresa Bioex Equipamentos Médicos e Odontológicos Eireli e comercializado pela Empresa Juvanete Barreto Freire – Brasmed Veterinária, sem prejuízo das demais ações sanitárias cabíveis”. O texto consta do documento da Anvisa, enviado através de ofício para a procuradora Silvia Regina Pontes Lopes, do Ministério Público Federal, em Pernambuco.