Prefeitura do Recife desativa nesta terça-feira (07), 90 leitos de enfermaria no Hospital de Campanha dos Coelhos, no Centro do Recife. Com a reorganização das unidades, serão abertos mais 29 UTIs nos hospital da Rua da Aurora, em Santo Amaro. Agora, a capital chega a 342 UTIs em funcionamento, ultrapassando o número de 334 previsto anteriormente.
Depois de mais de um mês e meio seguido de queda nos casos, a Secretaria de Saúde do Recife – Sesau desativou um total de 300 enfermarias e abriu 53 UTIs, nas últimas semanas, já que, na atual situação da pandemia, a demanda maior tem sido por leitos de terapia intensiva. Com a reorganização, a gestão municipal fica com 724 leitos em funcionamento, sendo 342 de UTI e 382 de enfermaria.
“Anunciamos a segunda etapa da reorganização da nossa rede emergencial de hospitais de campanha. No primeiro momento nós desativamos leitos de enfermaria e ampliamos os de UTIs. Agora vamos repetir, fazendo a desativação de 90 leitos de enfermaria na unidade dos Coelhos, o que vai permitir a abertura de 29 novos leitos de terapia intensiva, fazendo a gente chegar a 342 leitos de UTI em nossos hospitais de campanha”, destacou o prefeito Geraldo Julio.
O Hospital Provisório Recife 1 (HPR 1), da Rua da Aurora, fica com 100 UTIs e 60 enfermarias ativas. Na última semana, também foram abertos leitos para suporte aos pacientes em estado mais grave no Hospital Evangélico de Pernambuco e nos hospitais de campanha dos Coelhos, da Imbiribeira e do Hospital da Mulher do Recife (Curado).
Maior hospital de campanha municipal, o Hospital Provisório Recife 2 (HPR2) nos Coelhos, que tinha 250 leitos de enfermaria está com 160 em funcionamento, além de 100 UTIs. Na semana passada, também foram fechadas enfermarias nos hospitais de campanha montados na área externa das policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Arnaldo Marques (Ibura) e Barros Lima (Casa Amarela), além do Hospital da Mulher.