Ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou nesta terça-feira (23), que a orientação de um programa para testagem do novo coronavírus em massa está pronta, pactuada e será apresentada amanhã, dia 24, durante coletiva do Ministério da Saúde. Afirmação foi feita na audiência pública da Comissão Mista que acompanha as medidas do Governo Federal para enfrentamento a pandemia da Covid-19.
“Nós fizemos uma orientação para testagem em massa e diagnóstico e ela já está pactuada e aprovada”, revelou o Ministro. Ele afirmou ainda, que a revisão na estratégia de diagnóstico irá “mitigar o problema de se fazer um efetivo controle” de transmissão da doença. Outra dificuldade apontada por Pazuello foi a limitação de recursos humanos para suprir a demanda represada de análise das amostras.”Ali é o gargalo. A gente conseguiu máquinas que fazem essa extração automática, o que muda completamente a quantidade de testes que os Lacen podem fazer”, previu.
O Ministro interino, explicou, ainda, que a consolidação do programa demorou porque era preciso tirar todas as dúvidas sobre critério da distribuição de teste e sobre outros pontos. O objetivo é obter mais transparência dos números de contaminados. A portaria deve ser assinada ainda hoje, adiantou Pazuello. Porém será necessário estabelecer o público-alvo das testagens, bem como o momento para fazê-las.