Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, registrou nesta quinta-feira (30) a menor taxa de ocupação nos leitos de UTI para Covid-19, desde junho de 2020.
De acordo com informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde, o índice chegou a 3,3%. Dos 60 leitos disponíveis, dois seguem ocupados. O primeiro atende um paciente de Petrolina e o segundo, um morador de outra cidade da região.
Segundo dados apresentados pelo pesquisador, João Ricardo Lima, do Colegiado de Economia da Faculdade de Petrolina – Facape, o índice de ocupação apontado representa um alívio para a população petrolinense.
O levantamento aponta ainda, que, não se tem registro de um número tão baixo de internados por Covid-19, desde o dia 14 de junho de 2020 – quando a instituição iniciou os registros sobre a pandemia.
Outra novidade, segundo o boletim da secretaria municipal, é que Petrolina não registra novos óbitos há 20 dias, assim, o município permanece com 563 mortes ocasionadas pela Covid-19.
O boletim divulgado pela gestão municipal também registra quatro novos casos da doença, onde todos os pacientes infectados são do sexo masculino, com idade entre oito e 57 anos.
Os resultados foram obtidos através de um exame realizado pela Prefeitura de Petrolina, e três por meio de exames laboratoriais. Com isso, o município possui 31.958 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus.
Desse total, 31.249 já estão recuperadas da doença, o que representa 98% de cura clínica. Ao todo, 977 pessoas seguem sendo monitorados, com possibilidade estarem infectadas. O número de casos do novo coronavírus está em 146.
Foto: Divulgação/Jonas Santos