Ação solidária do Projeto Doutores de Verdade que atua em forma de caravana ajudando no tratamento de famílias carentes, com Covid-19 está sendo alvo de investigação do Cremepe. O órgão fiscalizador apura a conduta dos profissionais de medicina, que atuam na caravana, com apoio da deputada Clarissa Tércio (PSC) – cuja bandeira de luta, na Alepe está voltada aos menos favorecidos.
A prescrição do medicamento e tratamento da doença provocada pelo novo coronavírus são feitos por médicos em comunidades desassistidas e bairros da periferia do Recife. De acordo com o Conselho, a apuração da conduta dos profissionais de saúde, é regida pelo Código de Processo Ético (CPEP), estabelecido pelo Conselho Federal de Medicina. A atividade também provocou reação do Ministério Público de Pernambuco – MPPE.
Entre as ações do grupo está a prescrição e distribuição de hidroxicloroquina, que já teve alguns bons resultados contra a Covid-19. Embora nada tenha sido comprovado por estudos científicos feitos no Brasil, pela Fiocruz – o uso do remédio já entrou no Protocolo de Atendimento em países da Europa, como por exemplo a França .
No país francês, o tratamento com a cloroquina é prescrito inclusive , para os pacientes em ambulatório. Na última segunda-feira (11), a caravana do “Doutores de Verdade” esteve em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. Segundo a chefe de Gabinete da parlamentar, Elaine Maciel, cerca de 150 pessoas foram atendidas.