Paulo Câmara disse em reunião neste domingo (31), para avaliação da quarentena em cinco cidades da Região Metropolitana do Recife, que a disseminação da epidemia do novo coronavírus estabilizou em Pernambuco, e há uma tendência de redução nos municípios que entraram no isolamento mais rígido.
Levantamentos feitos pelo Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco – IRRD, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, e Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de LondreS, também apontam para a estabilização da epidemia no estado.
“Nosso objetivo foi atingido, com muito esforço de todos, sobretudo da grande maioria da população, que compreendeu a importância do isolamento social. Os números são importantes, mas não querem dizer que vencemos a guerra. Ainda temos um longo caminho pela frente. Precisamos manter o foco”, afirmou o Governador.
Nesta segunda-feira (01), o Governo do Estado vai apresentar o plano de retomada das atividades econômicas. O cronograma de flexibilização das regras para cada setor será divulgado, assim como os protocolos de higiene e distanciamento social que serão exigidos para que as empresas reabram as portas. “Vale destacar que, alterações no cronograma de abertura e a possibilidade do retorno de medidas mais duras de isolamento não estão descartadas. Os dados de saúde serão monitorados diariamente e vão orientar as decisões do Gabinete de Enfrentamento ao Coronavírus, disse Paulo Câmara.