Em coletiva de imprensa, o Governo de Pernambuco revelou as datas de retomada das aulas presenciais para os estudantes da educação infantil e ensino fundamental nas escolas particulares. De acordo com o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, a partir de 10 de novembro, retorna os alunos do 6º ao 9º ano. Em 17 de novembro, do 1º ao 5º ano. A volta da educação infantil está autorizada para a última semana, dia 24 do mesmo mês.
Ainda de acordo com o Secretário, o cronograma de retorno à sala de é opcional – ou seja, cabe aos pais dos alunos decidirem se os filhos irão ou não, ao colégio. Professores e pais de estudantes das escolas particulares realizaram manifestação na manhã desta quinta-feira (29), em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado, no Recife, pela volta das aulas presenciais da educação infantil e do ensino fundamental.
Protesto foi organizado pelo Movimento “Aulas Já” do Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco – Sinepe, com o apoio de famílias de alunos. Iniciativa teve como objetivo, cobrar do Governo o Estado, forma pacífica de um cronograma de retorno imediato das aulas presenciais, sem prejuízo da modalidade remota.
PROTOCOLO/CORONAVÍRUS – DISTANCIAMENTO
Manter, pelo menos, 1,5 m (um metro e meio) de distância entre os estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores, em todos os ambientes do estabelecimento de ensino; estabelecer o número de estudantes por turma, observando rigorosamente as normas de distanciamento, 1,5m (um metro e meio) entre as bancas escolares, reduzindo a quantidade de estudantes, se necessário; promover diferentes intervalos de entrada, saída e alimentação entre as turmas, com o objetivo de evitar aglomerações.
PREVENÇÃO/PROTEÇÃO
Utilizar a máscara de forma obrigatória e contínua, por todas as dependência do estabelecimento de ensino, devendo ser observadas as orientações específicas quando se tratar de crianças até dois anos de idade; disponibilizar, para uso dos estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores local para lavagem frequente das mãos, provido de sabão, toalhas de papel além da disponibilização do álcool 70%, em pontos estratégicos de fácil acesso.
Higienizar grandes superfícies com os seguintes produtos: hipoclorito de sódio a 0.1%; alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 0,1%; dicloroisocianurato de sódio (concentração de 1,000 PPM de cloro ativo); iodopovidona (1%); peróxido de hidrogênio 0.5%; ácido peracético 0,5%, quaternários de amônio, por exemplo, o Cloreto de Benzalcônio 0.05%; compostos fenólicos; desinfetantes de uso geral aprovados pela Anvisa, observando as medidas de proteção, em particular o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) quando do seu manuseio.
MONITORAMENTO
Elaborar cartilha de orientação sobre os cuidados básicos de prevenção do novo coronavírus para disponibilizar pela internet para estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores; orientar estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores dos estabelecimentos de ensino que apresentarem sintomas gripais, e os seus contatos domiciliares, a acessarem o aplicativo “Atende em Casa” (www.atendeemcasa.pe.gov.br). Durante o acesso, serão orientados sobre como proceder com os cuidados, inclusive sobre a necessidade de procurar um serviço de saúde.