Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) inaugurou nesta sexta-feira (28), o Centro de Simulação (CSim) – o primeiro programa de simulação externo à Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein – afiliado ao Centro de Simulação Realística (CSR) Albert Einstein, de São Paulo.
O solenidade aconteceu no Centro de Eventos da instituição, no Recife – localizado na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, Bairro Imbiribeira, com a presença de autoridades locais.
Participaram da cerimônia: a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, o coordenador acadêmico da Fps, Gilliatt Falbo, a gerente do Centro de Simulação do Albert Einstein, Joyce Barreto.
A coordenadora do CSim, Brena Melo, falou sobre a novidade, destacando os benefícios que o CSim-FPS trará para a sociedade. “Vamos preparar profissionais para o mundo. O projeto é fruto de uma missão e ideia do Imip”.
“É como um avião: o piloto tem o conhecimento teórico, mas antes precisa de muitas horas de simulação. Por que com saúde seria diferente? O CSim serve para treinar o profissional da melhor maneira possível, com muita pesquisa, excelência, inovação e repetição, em um ambiente autêntico”, disse Brena.
O CSim-FPS objetiva oferecer treinamentos simulados de excelência a profissionais do âmbito público e privado da saúde, com foco na segurança do paciente visando à melhoria da assistência à população.
O CSim é um ambiente inovador, com simuladores de alta fidelidade e excelência técnica e humana para o desenvolvimento de práticas eficientes e sustentáveis em saúde. Com uma área construída de 900m2, o CSim-FPS conta com oito salas complexas de simulação, sendo salas de cenário e debriefing.
A simulação é uma técnica de treinamento eficiente que oferece a oportunidade de repetição e prática até a excelência em um ambiente autêntico e seguro de aprendizagem, participando da formação dos estudantes de graduação até a educação continuada dos profissionais mais experientes.
Os treinamentos de simulação acontecem em duas etapas: sendo o cenário (a simulação em si) e o debriefing, que é a etapa de reflexão guiada por facilitadores. Os treinamentos são realizados com tecnologias de última geração, utilizando robôs que permitem a interação e até reações fisiológicas simulando pacientes adultos, gestantes e crianças.
O CSim conta também com equipamento audiovisual de última geração para facilitar um maior dinamismo. O desenho dos treinamentos do CSim-FPS também está alinhado com as mais atuais evidências instrucionais, oferecendo a oportunidade de múltiplos cenários em complexidade crescente.
O público-alvo do CSim-FPS é voltado, principalmente, para profissionais da área da saúde das mais diversas especialidades, onde o uso de competências interdisciplinares é necessária, como aprendizagem complexa, comunicação, trabalho em equipe e habilidades manuais específicos.
Foto – Divulgação