ador Paulo Câmara anunciou nesta quinta-feira (25), o envio de 40 respiradores pulmonares e 40 monitores multiparamétricos ao Hospital Universitário da Univasf – HU localizado em Petrolina, Sertão do São Francisco, no Estado. Os equipamentos serão fundamentais para garantir a abertura de novos leitos de terapia intensiva para o tratamento de pacientes com a Covid-19, na região.
Além dos aparelhos, também serão encaminhados ao HU – unidade hospitalar federal administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – 45 mil equipamentos de proteção individual – EPIs, incluindo máscaras cirúrgicas, capotes cirúrgicos e luvas de procedimento, para garantir a proteção e segurança dos profissionais de saúde, que atuam no atendimento aos pacientes com o novo coronavírus. Os insumos, monitores e ventiladores pulmonares devem chegar a Petrolina até o início da próxima semana.
Nos próximos dias, além das vagas de UTI no Hospital Universitário da Univasf; outros dez leitos de terapia intensiva serão abertos na UPAE Petrolina. Também está em andamento processo de contratação de uma Organização Social para gerir o Hospital de Campanha, que está com sua estrutura finalizada com previsão de abertura de mais 100 vagas.
Em outros municípios do Sertão, também estão sendo implantados novos leitos. O Hospital Santa Maria, em Araripina, já conta com dez vagas de UTI para Covid-19 e ganhará mais dez nos próximos dias. Em Ouricuri, o Hospital Regional vai receber dez novos leitos, que serão somados às nove vagas de enfermaria já existentes na unidade. Até o momento, o Governo de Pernambuco já colocou em atividade 1.730 leitos dedicados à Covid-19, sendo 762 de UTI.