GOVERNO RAQUEL LYRA AVANÇA COM ANÚNCIO DE OBRAS DE MOBILIDADE NO RECIFE E EM OLINDA

Governo de Pernambuco publicou, nesta sexta-feira (21), no Diário Oficial do Estado, o edital de licitação para duas importantes ações de mobilidade na Região Metropolitana do Recife (RMR). Uma delas é alargamento da ponte sobre o Rio Beberibe, conhecida como Ponte Preta, localizada na Avenida Pan Nordestina, em Olinda.

A iniciativa faz parte da continuidade das obras remanescentes de mobilidade da Copa do Mundo de 2014 e representa um investimento de cerca de R$ 18 milhões. A expectativa é que a licitação ocorra no início de abril e que as obras comecem até o final de maio, com prazo de conclusão de 12 meses.

Também foi publicado o aviso de licitação para a contratação de uma empresa especializada em engenharia para a execução das obras de recuperação estrutural do Túnel Felipe Camarão, no Bairro do Jordão, na Zona Sul do Recife. O investimento previsto é de R$ 7,8 milhões, com prazo de conclusão de 360 dias após a emissão da ordem de serviço.

“Sob o comando da governadora Raquel Lyra, a gestão estadual tem investido na melhoria da mobilidade na Região Metropolitana do Recife. As intervenções no Túnel Felipe Camarão e na Avenida Pan Nordestina vão representar segurança viária e uma necessária otimização de tempo para quem trafega diariamente por esses locais”.

O Grande Recife tem recebido atenção total da gestão estadual”, afirmou a governadora em exercício Priscila Krause. A necessidade urgente de recuperação do Túnel Felipe Camarão foi identificada pelo governo do Estado por meio de uma vistoria técnica detalhada, que revelou problemas em sua estrutura, como: desplacamentos de materiais, fissuras, rachaduras, infiltrações e exposição de armaduras oxidadas.

“As obras de recuperação do Túnel Felipe Camarão são uma prioridade do Governo de Pernambuco para garantir a segurança e a mobilidade da população. A degradação da estrutura exige uma intervenção imediata, e essa licitação representa um passo essencial para devolver à população um equipamento viário seguro e eficiente”, disse o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra.

Construído em 2012, o túnel não passou por manutenção adequada desde sua inauguração – o que resultou em um agravamento significativo da degradação estrutural. Esses problemas comprometem tanto a segurança dos usuários da via quanto a durabilidade da obra. Além disso, o sistema hidráulico de drenagem do túnel, responsável pela evacuação das águas pluviais, encontra-se em colapso.

“A situação estrutural do Túnel Felipe Camarão exige uma intervenção técnica criteriosa para corrigir os danos acumulados ao longo dos anos. Com essa licitação, daremos início a um trabalho essencial para restaurar a integridade da estrutura e melhorar as condições de trafegabilidade no local”, declarou o diretor-presidente do DER-PE, Rivaldo Melo.

GARGALOS EM CORREDOR

Já a Ponte Preta é um dos principais gargalos no corredor Norte-Sul da RMR. Atualmente, a via reduz de oito para quatro faixas no trecho da ponte, causando constantes engarrafamentos. A intervenção, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, vai eliminar o estreitamento da pista, ampliando a estrutura para igualar o número de faixas ao restante da avenida, além de contemplar a instalação de nova iluminação pública na Pan Nordestina.

“Todo mundo que transita pela Pan Nordestina sabe que ali é um grande gargalo, que vai ser resolvido nesse processo de alargamento”, pontuou o secretário-executivo de Desenvolvimento Urbano do Estado, Francisco Sena. No ano passado, o Estado entregou o alargamento da Avenida Pan Nordestina e do Canal da Malária, com investimento de R$ 27 milhões.

A obra ampliou de seis para oito faixas de rolamento, com melhorias como nova drenagem, ciclofaixa e segregação da via exclusiva para o BRT, beneficiando milhares de pessoas que transitam diariamente pela via. O alargamento da ponte não foi contemplado no projeto original de ampliação da Pan Nordestina, entregue em julho de 2024, devido à complexidade técnica e ao custo elevado da fundação da ponte.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

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