Câmara dos Vereadores aprovou requerimento do vereador Luiz Eustáquio (PSB) para que a frota do turismo seja integrada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano , como alternativa de reduzir as aglomerações e, consequentemente, o contágio da Covid-19. Em reposta, a decisão da CMR, o Grande Recife informou, por meio de nota, que o projeto de incluir os ônibus de turismo, mesmo que de forma emergencial, no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife – RMR, é inviável para o consórcio.
“Entre as razões da impossibilidade estão questões de aspecto jurídico relacionado aos contratos de concessão já existentes e operacionais, quanto à configuração dos ônibus. As linhas do STPP/ RMR são operadas por veículos de média e grande capacidade, que possuem plataforma elevatória para pessoas com deficiência e utilizam-se de estações com piso em nível elevado.
Já os ônibus utilizados no serviço de turismo têm uma configuração diferente do que orientam as normativas dos manuais de planejamento de transporte público” Para Washington Ferreira da Cooperfretur – ligada à Unitrans – a questão contratual não está ameaçada por ser uma medida temporária. “É uma emergência sanitária. Precisamos salvar vidas. Não há mais festas, o maior foco está no transporte público. Será que a falta de elevador se sobrepõe à vida?”, questionou.
Para o coordenador regional da Associação Nacional de Transporte Público – ANTP, César Cavalcante é preciso fazer um levantamento junto ao Grande Recife da necessidade de uma frota complementar e se essa frota do turismo está preparada para esse tipo de serviço. “Verificadas todas essas condições e ainda a forma de remuneração o pleito pode ser procedente sim”, apontou o especialista.
O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano está operando com 2.346 ônibus para atender uma demanda que chega a 88% do período pré-pandemia. Já o setor do turismo no Estado conta com 3.726 veículos, que podem ser usados pelo sistema. O presidente da União Estadual dos Micro Empreendedores de Transporte de Turismo e Passageiros de Pernambuco – Unitrans-PE, Arcelino Silva, destaca ,que, a categoria está preparada para atuar nesse serviço emergencial. “Nós temos todas as condições de adotar as medidas sanitárias e dar mais segurança ao passageiro”, apontou.