A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) está fechada. De acordo com a UPE, que gerencia o local, um problema técnico no ar-condicionado, no sistema central de climatização, provocou o fechamento o setor. Ainda de acordo com a universidade, o defeito foi verificado no sábado (29) e divulgado neste domingo (30). A previsão é que a área seja reaberta em 15 dias.
As crianças internadas no local foram transferidas para outra área de UTI no hospital, originalmente livre de Covid. De acordo com a assessoria de imprensa do Huoc, trata-se de uma área onde só entram pacientes previamente testados). Ainda de acordo com nota divulgada pelo Huoc, assim que o defeito foi identificado, “imediatamente a equipe de manutenção preventiva e corretiva da mesma foi acionada e, de pronto, foi realizada uma inspeção local, onde se observou que a situação era mais complexa do que se imaginava e poderia causar danos mais graves”, afirma textualmente a nota. Garante, ainda, que “não houve prejuízo na assistência dos que lá já estavam e dos pacientes de oncologia e transplante pediátrico” enquanto os reparos são feitos no hospital. O Diario não obteve resposta quanto o quantitativo de leitos fechados.
O Oswaldo Cruz informa, ainda, que, tão logo seja consertado o sistema de climatização e os reparos estruturais gerados pela obra, a UTI será reaberta. “Assim, junto com a SES, avançaremos na assistência aos pacientes pediátricos que necessitam de cuidados intensivos”, afirma a nota. A previsão de tempo para a finalização o conserto é de 15 dias, ao mesmo tempo em que também se almeja a abertura de mais 10 novos leitos de UTI pediátrica no Hospital com atuação na pandemia da covid-19 e de forma permanente na rede SUS.
Com informações Diário de Pernambuco