Com o objetivo de acumular e controlar o escoamento da água da chuva, o Programa ProMorar iniciou, no fim do ano passado, a construção de três reservatórios subterrâneos no Bairro da Imbiribeira, nas ruas Itacaré e Itamaracá. O investimento de R$ 5 milhões visa tornar a cidade mais resiliente a alagamentos. A previsão de conclusão é no mês de junho.
“Estamos construindo três reservatórios em ruas paralelas e transversais à Mascarenhas de Moraes para ajudar na drenagem da avenida. A água da chuva ficará armazenada sob o pavimento e, nos momentos de grande acúmulo, contribuirá para o escoamento”, explicou o prefeito João Campos (PSB), durante vistoria na obra nesta quarta-feira (26).
“Vamos executar mais de dez intervenções desse tipo, beneficiando a Imbiribeira e melhorando a drenagem não só do bairro, mas também da avenida principal”, acrescentou. Na rua Itacaré, estão sendo construídos dois reservatórios de 60 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 70 centímetros de profundidade, localizados entre as ruas Cachoeira e Itajaí.
As obras de drenagem da via estão em fase final. Já na rua Itamaracá, as escavações foram iniciadas para a instalação de um reservatório de 60 metros de comprimento, três metros de largura e 50 centímetros de profundidade, entre as ruas Pampulha e Itacaré. Esses “piscinões” acompanham o pico da maré, enchendo automaticamente quando ela sobe e esvaziando em seguida.

“Essa obra faz parte de um conjunto de ações para melhorar a macrodrenagem do Recife. Estamos implantando reservatórios para armazenar água nos momentos de pico de chuva. Aqui, por exemplo, teremos capacidade para cerca de 240 metros cúbicos. Nosso objetivo é preparar a cidade para eventos climáticos intensos, reduzindo pontos de alagamento e inundações”, explicou o chefe do Gabinete do ProMorar, João Charamba.
Além dos reservatórios, o projeto inclui novas pavimentações, recapeamento de vias e a implantação de sinalização horizontal e vertical. Também estão sendo construídos 2 mil m² de calçadas com piso intertravado. As melhorias viárias já começaram em alguns trechos, assim como a regularização de calçadas.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade de vida dos moradores da Imbiribeira, tornando a cidade mais preparada para desafios climáticos e ambientais. As intervenções, que integram o pacote de obras do ProMorar, valorizam os espaços públicos e garantem mais segurança para a mobilidade urbana.
Além dos benefícios diretos para moradores e comerciantes, a iniciativa reduzirá significativamente os impactos das chuvas na região. Os locais foram escolhidos com base na topografia favorável, evitando o uso de bombas, e na proximidade com o canal da Mauriceia. O planejamento das técnicas e obras estruturadoras contou com a colaboração de especialistas holandeses e brasileiros durante uma maratona de estudos sobre a bacia do rio Tejipió.
PARQUE ALAGÁVEL
Após o alargamento e aprofundamento de um quilômetro do Rio Tejipió, teve início a construção de um parque alagável no Bairro do Barro, na altura do Campo do Sena. A obra também integra o projeto de macrodrenagem da bacia do Tejipió. O ProMorar prevê um investimento total de R$ 500 milhões nas bacias do Tejipió, Moxotó e Jiquiá.
Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife