As indústrias farmacêuticas Roche e Gilead se uniram para um estudo que vai avaliar o uso conjunto das maiores apostas das duas empresas , no tratamento contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
A pesquisa vai investigar a ação do Remdesivir, um antiviral desenvolvido pela Gilead para combater vírus que têm RNA como material genético, associado ao Tocilizumab (vendido com o nome Actemra), um antiinflamatório usado no tratamento da artrite reumatóide – doença crônica inflamatória e autoimune.
Cerca de 450 pacientes de diferentes países, selecionados aleatoriamente, vão participar do experimento. O estudo vai dividir os participantes em dois grupos: um que recebe os dois medicamentos e outro tratado com o Remdesivir e um placebo. O arranjo vai possibilitar uma observação mais precisa da ação das substâncias.
“Isso é necessário para que possamos ter a evidência mais pura possível”, afirma o diretor de Acesso e médico da Roche Farma Brasil, Lenio Alvarenga. Anunciado na manhã da quinta-feira (28), o estudo deve iniciar o recrutamento dos pacientes nas próximas semanas. De acordo com Alvarenga, existe a possibilidade de participantes brasileiros serem incluídos na pesquisa.