Prefeito do Recife, João Campos (PSB) assinou nesta segunda-feira (04), a nomeação de mil novos professores aprovados no concurso público da Rede Municipal de Ensino. O certame, o maior já realizado na capital pernambucana, reafirma o compromisso da atual gestão na valorização dos profissionais de educação e o fortalecimento da rede de ensino.
A lista com todos os nomes estará disponível no site do Cebraspe e no Diário Oficial do Recife nesta terça-feira (05). “Mil professores e professoras são nomeados com o nosso ato de hoje. É o maior ato de nomeação da história da nossa cidade, na Secretaria da Educação”.
“São mil professores e professoras que vão atender a demandas históricas, como por exemplo, a ampliação da educação especial inclusiva, para as crianças com deficiência”, Além disso, com as novas salas, as construções que foram feitas, com as novas unidades de creche e de escola, a gente precisa de professor para poder garantir as aulas nesses lugares”, destacou João Campos.
“Agora temos também a possibilidade de preencher as vagas referentes aos momentos de formação dos professores. Vamos garantir outro professor para estar em sala de aula e dando continuidade aos trabalhos. Este é um sonho sendo realizado. Novos professores para a nossa rede”, concluiu o gestor.
A contratação de parte desses novos servidores está diretamente relacionada à ampliação de vagas ofertadas para a população nas creches e escolas do Recife. Do total de profissionais nomeados, 800 são para Professor I (Educação Infantil e Anos Iniciais) e 200 para Professor II (Anos Finais), nas disciplinas de Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.

Os novos professores começam a tomar posse ainda este ano e serão lotados nas unidades de ensino já existentes e também nas novas escolas e creches que estão sendo construídas para o fortalecimento da rede do Recife. Eles assumirão as salas de aulas no início do ano letivo de 2024.
Após a nomeação, os aprovados darão início à próxima etapa, que é a entrega da documentação. Conforme o edital é necessário apresentação do RG; CPF; Certidão de regularização da situação cadastral no CPF; Título de eleitor; Certidão de quitação eleitoral; Captura de tela da página de qualificação cadastral no eSocial e Comprovante de inscrição do PIS/PASEP.
Ainda integra a relação: Certidão de Nascimento; Declaração de união estável (se houver) ou Certidão de Casamento; Laudo médico com CID (se PCD); Certificado de Reservista (homens); comprovante de residência atualizado de até 90 dias; cópia do cartão do Banco Bradesco ou do comprovante de abertura de conta e comprovante de escolaridade.
Os aprovados também devem apresentar as seguintes certidões: Negativa de Atos de Improbidade Administrativa e Inelegibilidade; Certidão Negativa de Crimes Eleitorais – TSE; Certidão Negativa de Antecedentes Criminais – Polícia Federal; Certidão Negativa de Antecedentes Criminais Federal – Justiça Federal; Certidão Negativa de Antecedentes Criminais Estadual – SDS/PE (ou do Estado onde residiu nos últimos 5 anos); e Certidão Negativa de Antecedentes Criminais – TJPE.
Os seguintes exames também devem ser entregues junto à documentação necessária: hemograma completo; glicemia de jejum; exame de urina tipo I (rotina EAS); exame psiquiátrico com laudo (emitido por psiquiatra com RQE); audiometria; videolaringoscopia (com laudo e fotos); e laudo oftalmológico constando obrigatoriamente acuidade visual, detalhado em valores para ambos os olhos, conforme escala de snellen.
“O concurso para mil professores foi um compromisso do prefeito João Campos para fortalecer a educação do Recife e que agora se concretiza com a nomeação desses novos profissionais. Esses são os profissionais que chegam para somar e serem os principais condutores no processo de ensino-aprendizagem de nossas crianças e jovens da Rede Municipal”, comemorou o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio.
Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife