JOÃO CAMPOS LANÇA PLATAFORMA DIGITAL PARA O ENSINO HÍBRIDO DA REDE MUNICIPAL

Com o objetivo de apoiar a aprendizagem dos estudantes de forma inovadora dentro e fora da escola, o prefeito João Campos (PSB) lançou, nesta quinta-feira (09), nova plataforma do Programa EducaRecife.

Essa é mais uma etapa do programa de ensino híbrido da rede e integra o conjunto de estratégias da Prefeitura, na implantação do Ensino Híbrido na rede municipal.

iniciativa integra a tecnologia ao processo de ensino e aprendizagem, possibilitando também a ampliação destes espaços, ou seja, o estudante aprende na escola e em casa, além de trazer o professor como um dos principais personagens neste mix de aulas presenciais e digitais.

“A gente dá um passo importante, que é o lançamento da plataforma EducaRecife. Ela vai possibilitar que os alunos e as alunas possam assistir aulas com interação com os professores e professoras”.

“O Educa Recife é um grande programa de ensino híbrido para a nossa cidade, para a nossa rede, e hoje a gente dá um passo importante com a plataforma”, destacou o Prefeito.

“Ela vai funcionar com dados patrocinados. A prefeitura está comprando o direito de uso da internet para garantir que os trabalhadores da educação e os alunos vão poder acessar de maneira gratuita, sem precisar de um pacote de dados ou pagar por isso, afinal de contas a educação é fundamental para toda a sociedade”, destacou.

João Campos também defendeu que a gestão tem trabalhado para tornar a educação mais inclusiva, na cidade. “A gente tem feito um esforço para garantir que o modelo de ensino híbrido do Recife  tenha uma natureza de inclusão, de acolhimento, de olhar sempre para a aprendizagem”.

“Temos nossa escola específica para aulas digitais, com estúdios específicos para isso e uma equipe treinada e especializada. “Agradeço a todos os profissionais da educação, todos os trabalhadores e trabalhadoras da rede. Graças ao trabalho de vocês, a gente está conseguindo garantir que nossos alunos tenham direito à educação de qualidade”.

A plataforma do EducaRecife aproxima ainda mais o estudante do professor e permite a transmissão de aulas digitais ao vivo. A ferramenta dispõe de chats para que as dúvidas dos estudantes sejam respondidas em tempo real.

Além disso, a plataforma – integrada ao Google Classroom – permite a disponibilização de tarefas e atividades educacionais digitais para serem realizadas em casa.

Acessando a plataforma, os estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife poderão assistir às aulas digitais transmitidas ao vivo, bem como rever aulas anteriores que ficarão armazenadas.

Durante as aulas ao vivo, a interação em tempo real com o professor também está garantida, assim como o contato com outros estudantes do mesmo ano de ensino de qualquer escola da rede.

A ferramenta permite ainda a realização de videoconferência entre professores e estudantes, o acesso aos conteúdos pedagógicos agendados para aquele dia e a participação de enquetes e quiz na hora da live streaming.

A plataforma funcionará também como um canal de formação de professores e comunicação entre a Secretaria de Educação do Recife e os gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos da rede.

Além disso, estará disponível nas versões web e mobile, permitido o acesso a qualquer hora e lugar e por qualquer tipo de dispositivo – computadores, tablets ou smartphones.

Todo o acesso será através de dados patrocinados – custeados pela Secretaria – de forma que todos os professores e estudantes naveguem pela ferramenta sem descontar do seu pacote de internet.

Essa característica possibilita que os estudantes, por exemplo, assistam às aulas sem se preocupar com o consumo de dados. Tudo isso para tornar o EducaRecife acessível para todos os que compõem a Rede Municipal de Ensino do Recife.

Esta plataforma amplia a interação entre estudantes e professores, promovendo um ensino diferenciado e fortalecendo o uso da tecnologia”, pontuou o secretário de Educação, Fred Amancio.

A Prefeitura informou que a plataforma EducaRecife pode ser acessada através do Conecta Recife (conectarecife.recife.pe.gov.br), pelo site do EducaRecife (educ.rec.br/educarecife) e também nas lojas de aplicativos dos smartphones, seja a Google Play Store ou a Apple Store.

Para o primeiro acesso, os estudantes utilizarão o número da matrícula como login e a data de nascimento como senha. Já os professores informarão o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como login e a data de nascimento com senha.

Foto: Rodolfo Loepert/PCR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *