Foto: Marcos Pastich/PCR
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), se reúne na próxima terça-feira (18) com dirigentes do Centro de Liderança Pública – CLP para conhecer os resultados do Ranking de Competitividade dos Municípios 2020. Por meio de videoconferência, os dados serão apresentados pelo diretor de Operações do CLP, Tadeu Barros e pelo coordenador de Competitividade da organização, Lucas Cepeda.
Também participam da conversa, secretários e integrantes das pastas da capital pernambucana. Recife ocupa a centésima colocação geral do levantamento, sendo o município mais bem posicionado, em Pernambuco. O levantamento apresenta os resultados detalhados de 405 municípios do País, com mais de 80 mil habitantes. Segundo o estudo, o Recife se destaca, sobretudo, nos pilares de “Funcionamento da Máquina Pública” e “Saneamento e Meio Ambiente”.
Em relação ao funcionamento , a capital pernambucana ocupa a terceira posição geral no indicador de “Transparência Municipal”. Já no âmbito socioambiental, o município ocupa liderança geral do ranking em dois indicadores fundamentais: “Cobertura da coleta de resíduos domésticos” e “Destinação do lixo”.
O ranking se baseia em 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública, das cidades brasileiras: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.
O município mais bem colocado do Nordeste é João Pessoa (PB), na 70ª colocação, seguido por Recife (PE), na 100ª posição. Na sequência, aparecem duas cidades do Ceará e uma do Piauí: Sobral, Fortaleza e Teresina, nas 121ª, 153ª e 182ª colocações, respectivamente.