JUSTIÇA ELEITORAL REFORÇA O QUE É PERMITIDO E O QUE NÃO PODE NO DIA DA ELEIÇÃO

Eleitores de todo o Estado voltam às urnas no próximo domingo (30), para escolher, em segundo turno, a nova governadora de Pernambuco e o presidente da República. Nas cidades de Pesqueira e Joaquim Nabuco, haverá eleição suplementar para prefeito.

Por conta disto, a Justiça Eleitoral reforça a importância de que todos estejam cientes do que é permitido ou proibido no dia da votação.  Para ajudar a tirar dúvidas do eleitorado, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) disponibilizou uma cartilha com o detalhamento de informações.

Entre os tópicos citados pelo documento, estão: as manifestações individuais e silenciosas do eleitor. É permitido, por exemplo, ir às ruas e ao local de votação portando bandeiras, broches, adesivos, camisetas e bonés com alusão ao candidato de preferência. 

No entanto, são vetadas no dia da eleição as manifestações ruidosas e coletivas, bem como aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, bandeiras, broches, adesivos e camisetas. Colinhas com os números dos candidatos também podem ser levadas. É importante lembrar também a ordem de votação: primeiro, o eleitor escolhe para governadora e, depois, para presidente. 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *