A administração do prefeito Geraldo Julio (PSB) é reprovada por 55% dos recifenses, segundo pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, divulgada nesta sexta-feira (16). No levantamento anterior realizado no último dia 02, o índice era de 52%. Os que aprovavam o governo socialista do Recife de 44% e caiu para 40%. Outros 5% não sabem ou não responderam. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
A desaprovação maior ao mandato do prefeito vem do público masculino. O índice fica em 59% entre os homens e em 53% entre as mulheres. A aprovação está em 38% entre o público masculino e 42% entre o feminino. Na amostra por idade, os pesquisado com idades de 16 a 24, 25 a 34, e 35 a 44 anos mostram o maior descontentamento com a administração municipal: 61%. A maior aprovação, 51%, fica entre os que têm 55 anos ou mais.
Levantamento por grau de escolaridade, a maior desaprovação da gestor socialista está entre os recifenses com ensino superior. São 64% que desaprovam contra 33% que aprovam; 3% não souberam ou não responderam. O maior contentamento com o governo municipal está entre os que possuem ensino fundamental. São 49% que aprovam, 46% que desaprovam e 5% que não souberam ou não responderam.
No âmbito por religião: 56% dos evangélicos disseram que desaprovam a gestão, contra 39% que aprovam. Entre os católicos, a desaprovação é de 53% e a aprovação alcança 43%. A pesquisa ainda ouviu pessoas que se disseram de outras religiões. Neste grupo, 57% desaprovam e 36% aprovam o governo municipal. No recorte por renda familiar, o descontentamento é maior entre os que ganham mais de cinco salários mínimos. São 65% que desaprovam contra 31% que aprovam e 4% que não souberam ou não responderam.
A maior aprovação está entre os que ganham mais de um e até dois salários mínimos. São 43% que aprovam 51% que desaprovam e 6% que não souberam ou não responderam. O índice dos recifenses que consideram a gestão regular é de 38%. Os que classificam como ruim/péssima são 34%. Outros 25% avaliam como ótima/boa e 1% dos entrevistados não soube ou não respondeu. Na amostragem do dia 2 de outubro, 40% dos entrevistados avaliaram o governo municipal como regular, contra 32% que disseram que era ruim/péssimo e 27% que classificaram como ótimo/bom. Um por cento dos entrevistados não soube ou não respondeu.