MARCO AURÉLIO FILHO DESTACA LEI QUE TORNA RÁDIO DA CMR, PATRIMÔNIO CUTURAL DO RECIFE

Vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), destacou em reunião plenária híbrida, nesta segunda-feira (16), na Câmara Municipal do Recife – CMR, a importância do Poder Legislativo na tomada de decisões da PCR.

Na ocasião, ele repercutiu a sanção da Lei Municipal 18.920/2022. “Com muita alegria, acompanhamos no último dia 11 de maio, a sanção do prefeito João Campos (PSB) da lei que foi originada no projeto de nossa autoria, que declara a Rádio Frei Caneca como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife”, afirmou.

O Parlamentar destacou que, mais uma vez, os poderes Executivo e Legislativo comprovaram que “caminham juntos para a valorização da cultura municipal e da comunicação pública”.

Marco Aurélio Filho sublinhou, ao mesmo tempo que, na condição de membro do Conselho de Política Cultural e do Conselho de Turismo, “as ações afirmativas para a cultura são uma preocupação constante dos nossos mandatos. Fazemos questão de ouvir e dialogar com todos os fazedores e fazedoras da nossa cultura”.

Em seguida, o Vereador lembrou que, certamente, poucas pessoas sabem que a criação e a história da Rádio Frei Caneca têm a ver com a Casa de José Mariano. “A rádio foi criada por uma iniciativa do então vereador Liberato Costa Júnior, por meio de Lei municipal número 6511, aprovada em 1960”.

Ele relatou que a o nome da rádio é uma homenagem a Joaquim da Silva Rabelo, também conhecido como Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo, ou simplesmente, Frei Caneca. “O religioso tornou-se um dos líderes da Revolução Pernambucana de 1817 e da Confederação do Equador, em 1824. Portanto a Rádio Frei Caneca tem a cor da nossa cidade”, observou.

Marco Aurélio Filho disse ainda que declarar a rádio como Patrimônio Cultural e Imaterial foi decorrente de um debate “sério e responsável a partir da educação patrimonial” e acrescentou que “é assim que vamos consolidar as políticas públicas que valorizam o que é nosso”.

O Parlamentar informou que pretende realizar, no dia 17 de agosto deste ano, Dia Nacional do Patrimônio Cultural, uma reunião solene para homenagear as políticas culturais e que vai trazer para o plenário da CMR, os primeiros patrimônios vivos do município, que foram anunciados na semana passada.

Marco Aurélio Filho aproveitou o discurso para agradecer o apoio que, segundo ele, sempre recebeu da secretária do Saneamento Básico, Rita Moura, que deixou a pasta na semana passada. E deu as boas vindas a Eliana Viana, que a substituirá.

Foto: Divulgação/CMR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *