Duas semanas depois de a Rádio Frei Caneca FM ter sido declarada como Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Recife, representantes da emissora visitaram a Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (24).
No local, foram recebidos pelos vereadores Romerinho Jatobá (PSB), presidente do Poder Legislativo; e Marco Aurélio Filho (PRTB). O objetivo foi dar início a uma parceria que se propõe a aproximar ainda mais o Poder Legislativo da população, através de uma rádio pública municipal, contribuindo para com a transparência e o acesso às informações.
Durante a reunião híbrida realizada na Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira, a visita foi tema de discurso de Marco Aurélio Filho. Os dirigentes da Rádio Frei Caneca foram recepcionados pelos parlamentares na Sala da Presidência e receberam a reprodução do projeto de lei Ordinária (PLO) número 418/2021, de autoria do vereador Marco Aurélio Filho, que originou a Lei Municipal 18.920/2022.
É essa lei que declara a emissora como Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Recife e que foi sancionada há 13 dias, em 11 de maio de 2022, e publicada no Diário Oficial do Município em 12 de maio. Outro documento entregue a eles foi a cópia simbólica da Lei Municipal número 6511, aprovada em 1960, do então vereador Liberato Costa Júnior, que criou a rádio.
Estiveram presentes na visita, a gerente geral da Rádio Frei Caneca, Priscila Xavier; o gerente administrativo, Diego Olivere o gestor de programação, Alex Carvalho. “É importante estreitar os laços com a rádio, para termos um canal de divulgação do trabalho parlamentar”.
” Vivemos um momento de descrédito nas comunicações por causa das fakenews e essa parceria vai resultar na prestação de serviço à população, através de uma rádio séria, que trabalha com informação verdadeira”, disse o vereador Romerinho Jatobá. A Câmara Municipal vai discutir a forma de inserir a divulgação dos trabalhos do Legislativo na programação da rádio.
Marco Aurélio Filho ressaltou que a rádio tem a história ligada à Câmara Municipal do Recife, uma vez que ela foi criada na década de 1960 a partir de um projeto de lei do então vereador Liberato Costa Júnior.
“O meu mandato trabalha com a educação patrimonial e por isso, propus o projeto de lei que declara a Frei Caneca como Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Recife. Agora, estamos estreitando ainda mais os laços que no une, para beneficiar a população”, disse.
” Ele lembrou que os vereadores apresentaram emendas às leis orçamentárias municipais que visam a alocar recursos para aperfeiçoar ainda mais os serviços da Rádio Frei Caneca FM.
A chefe do Departamento de Comunicação da Câmara Municipal do Recife, jornalista Éden Pereira, presente na reunião, comentou que vai se reunir com os diretores da rádio para definir a forma da parceria e de participação da Casa de José Mariano na programação diária.
Foto: Divulgação /CMR