Muita gente foi à Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, neste domingo (14), ignorando a determinação do decreto estadual 49.055 que veta o acesso a orla da cidade. Muitas não usavam máscara e teve até quem se arriscou em um mergulho no mar. O passeio no calçadão, nem de longe lembrava a quarentena – embora houvesse vários cavaletes e cones da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife –CTTU, em toda extensão da orla.
Agentes de Trânsito e Policiais Militares fiscalizavam a beira-mar. Mas isso não desestimulou as atividades corriqueiras da população, que seguia tocando a vida. Não se via grandes aglomerações, mas por diversos momentos, uma quantidade considerável de pessoas ficava muito próxima umas das outras.
Em nota, a CTTU explica que “tem tomado todas as providências necessárias para ajudar a garantir o distanciamento social, no que cabe à sua competência” e que desde o início da crise sanitária “tem disponibilizado mais de 300 agentes diariamente para auxiliar órgãos como a Polícia Militar e o Controle Urbano na fiscalização de medidas como o fechamento das praias, organização das filas de vacinação e de bancos”. A PM não se manifestou.