MORRE AOS 92 ANOS, EX-SECRETÁRIA DE CULTURA DO RECIFE, LEDA ALVES

Morreu, aos 92 anos, a atriz e escritora Leda Alves, que foi secretária de Cultura do Recife entre os anos de 2013 e 2020. Formada em Arte Dramática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), fundou, junto com o marido, o teatrólogo Hermilo Borba Filho, o movimento Teatro Popular do Nordeste (TPN).

Também foi diretora do Teatro Santa Isabel e presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe . Graça Nicoloff, sobrinha de Leda Alves, contou que ela morreu no fim da manhã deste sábado (04), de causas naturais, no apartamento onde morava, no Bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade.

Sua partida deixa uma lacuna na história da cultura de Pernambuco, por onde trilhou por mais de 40 anos. Memórável defensora da identidade e das manifestações artísticas e cultura, sua trajetóra reconhecida nacionalmente.

O velório acontece na tarde deste sábado, na capela central do Cemitério de Santo Amaro, no Centro do Recife. O corpo será cremado no Cemitério Morada da Paz, no Município de Paulista, nna Região Metropolitana nestedomingo (05) à tarde – onde haverá uma homenagem de maracatus à atriz.

TRAJETÓRIA

Casada com o teatrólogo pernambucano Hermilo Borba Filho, Leda Alves fundou, junto do marido, nos anos 1960, o Teatro Popular do Nordeste (TPN). Nessa época, o grupo encenava montagens de textos com teor político e de resistência à ditadura militar.

Nas décadas seguintes, a artista se destacou como gestora cultural. Foi diretora do Teatro Santa Isabel e presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe.

Em 2013, foi nomeada secretária da Cultura do Recife, onde permaneceu por oito anos, até o fim da gestão do ex-prefeito Geraldo Julio (PSB), em 2020.

Foto – Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *