O escritor e compositor Aldir Blanc, de 73 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (04), no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio.
O Compositor de o Bêbado e o Equilibrista e Dois Prá Lá Dois Prá Cá – deu entrada com quadro de infecção generalizada na CER do Leblon no dia 10 de abril. Cinco dias depois ele foi transferido para o Pedro Ernesto, na Zona Sul do Rio com infecção urinária e pneumonia provocada pela Covid-19. Seu quadro de saúde era considerado grave. Na ocasião, uma das filhas, Isabel, pediu doações para possibilitar a transferência e tratamento de Aldir Blanc.
Aldir Blanc Mendes ingressou na Faculdade de Medicina, em 1966, especializando-se em Psiquiatria. Em 1973, abandonou a Medicina, passando a se dedicarexclusivamente à música. Entre suas inúmeras composições feitas sozinho ou parcerias estão grandes clássicos da MPB, como: Bala com Bala, Mestre-Sala dos Mares, De Frente Pro crime entre outros. Seu maior sucesso, no entanto é a canção O Bêbado e o Equilibrista, feita em parceria com João Bosco, que através da interpretação de Elis Regina marcou uma geração e foi utilizada como canção de protesto na ditadura militar.