O vice-presidente Hamilton Mourão negou que o Governo Federal tenha o objetivo de esconder os dados da pandemia da Covid-19. A fala do vice aconteceu durante entrevista coletiva realizada em Cuiabá (MT), onde o Vice foi apresentar os dados da Operação Verde Brasil 2. Desde a última sexta-feira (05), o governo fez mudanças no que diz respeito à divulgação dos dados epidemiológicos, o que fez gerar críticas sobre uma suposta omissão do Estado, com relação aos números gerais da Covid-19 no Brasil.
Na sexta-feira, o Ministério da Saúde deixou de informar o número acumulado de casos e mortes, mantendo apenas os dados registrados nas últimas 24 horas. “Não vejo que o governo quer esconder os dados, ele mudou a metodologia de apresentá-los. Ele não apresenta os números totais, que basta você somar com o dia anterior”, defendeu o Vice-presidente. “É óbvio que se isso não agrada uma sociedade como um todo. Os organismos de controle existentes irão determinar que “o governo mude a sua fórmula”, disse Hamilton Mourão.
O governo também recebeu críticas em função do atraso da divulgação das informações relativas ao Covid-19. Contudo, nesse domingo (07), o Ministério da Saúde lançou os dados no horário que já estava sendo lançado antes dos atrasos. As informações foram enviadas à imprensa em novo formato que está em desenvolvimento. O Ministério Público Federal determinou um prazo de até 72 horas para que o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, explique a omissão de informações na divulgação dos números diários da pandemia.