O Ministério da Saúde informou que a divulgação dos dados da Covid-19 será feito através de plataforma interativa , com a análise de casos e mortes, por data de ocorrência e de forma regionalizada. A nova ferramenta deverá ser disponibilizada, ainda esta semana.
“O uso da data de ocorrência (e não da data de registro) auxiliará a se ter um panorama mais realista do que ocorre em nível nacional e favorecerá a predição, criando condições para a adoção de medidas mais adequadas para o enfrentamento da covid-19, nos âmbitos, regional e nacional”, diz o comunicado, divulgado na noite deste domingo (07). Para o governo, a divulgação do acúmulo de casos, como vinha sendo feito até o momento, dificulta a verificação das mudanças dos cenários regionais, estaduais e municipais. “O dado acumulado pode indicar uma grande quantidade de casos em localidades que já estão em outra fase da curva epidemiológica”, informou.
Além da nova plataforma, o Ministério da Saúde disponibilizará nas terças-feiras, um boletim baseado na semana epidemiológica, que será apresentado em uma reunião técnica, com a participação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems. Por convenção internacional, as semanas epidemiológicas são contadas de domingo a sábado e servem como padrão para comparação de dados e acompanhamento da evolução da dinâmica de transmissão da doença. O Conselho reúne os secretários de saúde das 27 unidades da federação.
Paralelamente, foi criada uma base de disseminação de dados abertos – o OpenDatasus – que disponibiliza as notificações de síndrome gripal leve e de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG, relacionadas Covid-19. De acordo com o Ministério, o uso dessas ferramentas também está em processo de melhorias, em parceria com estados e municípios. De acordo com o último balanço divulgado à imprensa na noite de ontem, o Brasil registrou, até as 21h50 deste domingo, 691.758 casos confirmados da doença e 36.455. As informações da nova ferramenta serão fornecidas pelos estados e estarão disponíveis diariamente até as 18h.
.De acordo com os dados do painel do Conass, até as 16h30 deste domingo o número de casos confirmados da doença já chegava a 680.456. Além disso, nas últimas 24 horas foram registradas 1.116 novas mortes, elevando para 36.151 o total de óbitos registrados desde que a circulação do novo coronavírus no Brasil foi confirmada, em meados de março.