O verão começou oficialmente no Brasil na última quarta-feira (21). Somado a isso, o mês de dezembro é o período das férias escolares. Então, os pais precisam ter atenção redobrada com a estação mais quente do ano e com as brincadeiras das crianças. Praia, piscina e atividades ao ar livre requerem cuidados gerais.
Inclusive com a saúde dos olhos. A oftalmologista e diretora do Instituto de Olhos Fernando Ventura, Catarina Ventura, destaca pontos importantes, alertas que podem ser repassados aos adultos também, para que a época mais divertida do ano seja só de alegrias, sem maiores problemas com a visão. Confira as dicas da médica.
PISCINA
“O cloro pode causar conjuntivite química. Esse produto afeta o filme lacrimal, que é o responsável por manter nossos olhos lubrificados e saudáveis. Passar muito tempo na piscina pode deixar os olhos avermelhados, irritados, a visão embaçada e com a sensação de areia. A dica é o uso de colírios lubrificantes e, para quem utiliza lentes de contato, o ideal são os modelos de descarte diário, para não ter contaminação”.
ÓCULOS ESCURO
“Entre ficar sem óculos escuros ou usar um sem proteção ultravioleta, é melhor ficar sem. Um falsificado dilata a pupila, favorecendo maior penetração da radiação.
Por isso, é necessário que os óculos escuros protejam contra os raios UV que atingem as pupilas dilatadas, pois outra função dos óculos de sol é permitir que possamos ver melhor quando ofuscados por luz forte. Usar óculos sem proteção pode causar degeneração da conjuntiva, ceratites, catarata e doenças degenerativas da retina”.
“A brisa pode causar problemas, provocando a evaporação das lágrimas e ressecamento da superfície dos olhos. Nesses casos, lance mão das lágrimas artificiais e não tire os óculos escuros. Já a areia pode causar irritações, os óculos podem ajudar”.
“Nas férias, as crianças aproveitam para utilizar as telas do celular e videogame em excesso. Isso pode causar miopia, um erro de refração que afeta a visão à distância das pessoas. Também pode causar olho seco e ardência. Os pais devem ser criativos, estimular brincadeiras ao ar livre, um parque, um clube, interagir com os pequenos”.
“A água do mar pode conter impurezas além do sal, que podem causar irritação, olhos vermelhos, coceira e até conjuntivite. A dica é usar colírio lubrificante ao sair do mar e não coçar os olhos, pois pode causar lesões”.
“Se houver o contato com o olho, o filtro solar pode causar conjuntivite tóxica. Evite usar excessivamente, principalmente ao redor dos olhos. Prefira versões mais concentradas ou que sejam específicas para essa região mais sensível”.
Foto – Divulgação