OXFORD ANUNCIA MEDICAMENTO COM GRANDE EFICÁCIA NO TRATAMENTO DA COVID-19

 Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, afirmaram ter encontrado a primeira droga que, comprovadamente, reduz a incidência de mortes pela Covid-19. Segundo dados divulgados pela universidade nesta terça-feira (16), um terço dos pacientes em fase aguda da Covid-19 apresentaram melhora significativa ao usar o medicamento Dexametasona, um corticóide de baixo custo e amplamente disponível, segundo a Oxford.

O remédio de ação anti-inflamatória foi testado –  no que é considerado a maior pesquisa do mundo sobre coronavírus,  para encontrar  o medicamento de combate ao vírus. Os pesquisadores afirmaram que se a droga tivesse sido amplamente utilizada desde o início da pandemia no país,  mais de 5 mil vidas poderiam ter sido salvas.

  Durante o teste, a equipe de pesquisa de Oxford ofereceu o medicamento a 2 mil pacientes internados e os comparou com outros 4 mil que não receberam a droga. Para pacientes em respiradores, o risco de morte caiu em 40%, já para aqueles que estavam utilizando oxigênio a taxa foi de 25% a 20%.

Aparentemente a droga, que já era utilizada para melhorar a inflamação de outras doenças, quando detecta falhas no sistema imunológico passa a atacar o vírus. “Dexametasona é a primeira droga que comprovadamente melhora as chances de sobrevivência da Covid-19, disse Peter Horby, pesquisador e chefe do estudo em Oxford, por meio de nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *