Farmácia do Estado, na Rua da Soledade, no Bairro da Boa Vista Centro do Recife, registra pelo segundo dia consecutivo fila e aglomerações de pessoas à espera de medicamentos.
Nas calçadas, a Secretaria de Saúde do Estado (SES) providenciou uma marcação com tinta azul para registrar o local onde cada pessoa deveria ficar, mantendo o distanciamento de 1,5 metro recomendado durante a pandemia do novo coronavírus, mas nem todos obedecem o regulamento.
Um dos estacionamentos, na área externa, foi interditado para organização da fila. Segundo a SES, vigilantes e farmacêuticos trabalharam na orientação para cumprimento das regras de distância.
A marcação, porém, não foi totalmente respeitada. Nas filas, nem todas as pessoas que aguardavam o atendimento usavam as máscaras como equipamento de proteção.
A Secretaria de Saúde informou através de nota, que a farmácia está funcionando em horário normal, das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira e solicitou que a população tente não ir apenas, no período da manhã. “Os atendimentos estão mais demorados, pois as filas estão sendo organizadas fora da Farmácia e só entram pacientes em grupos pequenos, no máximo dez pessoas”.
Quanto aos idosos, a SES reforçou que não há necessidade de comparecimento de grupos de risco ao local para buscar os medicamentos. Todos os idosos que compareceram ao local receberam impresso o documento para designar uma pessoa para a retirada dos insumos.