Coligação Juntos por Ipojuca (PSB, PT, PDT e Solidariedade) ajuizou duas ações investigatórias eleitorais diante da conduta da atual prefeita do município, Célia Sales (PTB), candidata à reeleição. As ações visam impedir o uso da máquina pública com fins eleitoreiros e equilibrar o pleito que poderá sofrer influência direta no resultado se as ilegalidades continuarem sendo perpetradas pela atual gestora.
Uma das ações visa averiguar os indícios de abuso econômico cometido durante a convenção partidária da prefeita, em 16 de setembro, durante a qual a coligação adversária afirma que houve a distribuição de diversos brindes com antecipação de valores de campanha em contrariedade às regras eleitorais.
A segunda aponta a participação da candidata em inauguração de obra pública durante período vedado e, ainda, a utilização de propaganda institucional em prol de sua candidatura. Além disto, delineia o disparo de mensagens em redes sociais feito por dois servidores comissionados da atual gestão municipal.
Com a procedência da demanda eleitoral haverá, isolada ou cumulativamente, a declaração de inelegibilidade dos investigados e de quantos hajam concorrido com a prática abusiva, para as eleições que se realizarem nos oito anos seguintes e cassação do registro ou diploma do candidato diretamente beneficiado. Fonte Blog do Magno