Mesmo com a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para gratuidade nos ônibus neste domingo (30) dia de eleições em Pernambuco, as empresas de ônibus não têm cumprido a medida e usuários reclamam.
Passageiros relatam, que está havendo cobrança da tarifa. De acordo com a decisão, usuários com ou sem o Cartão VEM – Vale Eletrônico Metropolitano, podem acessar os ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR), sem pagar por isso, no horário das 6h às 19h.
Para este domingo (30), o Grande Consórcio de Transporte disponibilizou frota com mais de 1,5 mil de ônibus em circulação – pouco mais de 700 veículos além do que comumente a empresa utiliza aos domingos cotidianos.
Em nota, o Ministério Público Eleitoral (MPE) assegurou que não deve haver restrição para o livre acesso ao transporte público da Região Metropolitana do Recife das 6 às 19 horas deste domingo (30).
Ainda de acordo com o órgão, “Os usuários podem utilizar o transporte com ou sem o cartão VEM, conforme definido na Resolução 008/2022 do Conselho Superior de Transporte Metropolitano.
Caso sejam identificadas restrições ao uso desse benefício, os usuários deverão contatar o Conselho Superior, pelo WhatsApp 81 99488-3999, a fim de garantir o acesso dos eleitores aos seus locais de votação”.
De acordo com a decisão do governo estadual, a medida começou a valer às 6h e permanece até às 19h. A frota de ônibus também foi aumentada para o segundo turno. O corretor Renato Firmino disse ao G1 que por volta das 8h30 tentou passar pela catraca do coletivo, mas não conseguiu ter direito à gratuidade.
Foto – Divulgação