PAULISTA É ÚNICA CIDADE DO NORDESTE A RECEBER PROJETO PILOTO SOBRE HANSENÍASE

Com o objetivo de fortalecer a temática da hanseníase e orientar as pessoas acometidas pela doença no Município do Paulista, foi realizado nesta quinta-feira (25), o projeto “Café e Cuidado”, no Bairro de Maranguape II.

A iniciativa foi coordenada pela NHR Brasil (representante nacional da ONG Holandesa NHR, que luta por um mundo livre da hanseníase), em uma parceria com a Prefeitura do Paulista, Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde.

De acordo com o diretor executivo da NHR Brasil, Alexandre Menezes, trata-se de um projeto piloto que em Pernambuco acontece em Paulista, e também na cidade de Porto Velho, em Rondônia.

O intuito, segundo explicou, é desenvolver uma estratégia onde o Sistema Único de Saúde e o Sistema de Assistência Social sejam integrados, no sentido de atender pessoas que são afetadas pela doença e que precisam dos benefícios sociais. 

“A gente conclui esse projeto em março de 2023. A partir da conclusão nas duas cidades, onde está acontecendo a iniciativa, a gente vai apresentar esse trabalho para o Ministério da Saúde, e nossa expectativa é que ele vire um modelo para ser aplicado em outras cidades do País”, explicou Alexandre Menezes.

No Município de Paulista, cerca de 30 pessoas participam da atividade e receberam esclarecimento em relação a vários aspectos da doença. “São cidadãos que saem daqui fortalecidos, pessoas que perdem o medo de falar da doença, a vergonha, o estigma”.

“Então, a gente sabe muito bem que esses encontros ajudam as pessoas a se sentirem mais fortes e capazes de falar sobre a doença e de buscar ajuda. Além disso, muitas passaram a compreender seus direitos e como garanti-los”, concluiu Alexandre o Diretor da NHR Brasil.

Na ocasião, a superintendente de Vigilância em Saúde do Paulista, Manuella Falcão,  ressaltou que a parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a NHR Brasil vai trazer bons resultados para o acolhimento às pessoas com hanseníase na cidade”.

“É uma ONG que tem expertise total a respeito do trato com a doença, com os pacientes, com pesquisas inovadoras, inclusive no campo social. Além disso, é uma parceria que também envolve o Ministério da Saúde, e para nossa rede de atenção, de atendimento, de vigilância, é extremamente importante estar junto de instituições assim”, pontuou Manuella.

Foto: Gerson Nascimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *