Prefeitura do Recife vai repassar parte das doses do imunizante da Pfizer, contra a Covid-19 – desenvolvida pela BioNTech – para serem utilizadas na vacinação de grávidas de outros municípios pernambucanas. O anúncio foi pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), na tarde esta terça-feira (11).
Cerca de 46,8 mil doses foram enviadas para o Estado, ontem, onde seriam distribuídas inicialmente apenas entre os municípios de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife. O novo anúncio da PCR ocorre, após orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa determinando a suspensão imediata da aplicação da vacina da Farmacêutica AstraZeneca em gestantes.
“Vamos propor a disponibilização de parte das doses de Pfizer recebidas pela Capital para outras grávidas pernambucanas. A proposta é que as doses sejam futuramente repostas por outros municípios. A medida não vai interferir na vacinação das gestantes no Recife, que continua avançando, exclusivamente com a Pfizer, nos centros de imunização da cidade”, escreveu João Campos, em redes sociais.
Os imunizantes da Pfizer/BioNTech estão sendo armazenados no Programa Estadual de Imunização em freezers específicos, que os mantêm na temperatura correta, entre -25°C e -15°C, podendo permanecer assim por até duas semanas. Ao ser entregue às cidades, a vacina deve ser guardada em temperatura entre 2° C e 8° C por, no máximo, cinco dias.
Após aberto o frasco, o prazo para utilização de todo o conteúdo, com seis doses, é de seis horas. Por orientação do Ministério da Saúde, a segunda dose deve ser feita três meses após a primeira. A orientação é que o imunizante seja aplicado nas pessoas com comorbidades, incluindo grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto). O Prefeito lembrou, que, a Capital pernambucana adotou a Pfizer, antes da decisão da Anvisa que recomendou a suspensão do uso da AstraZeneca para grávidas.
“Como fez desde o início, o Recife segue vacinando gestantes e puérperas exclusivamente com a Pfizer, vacina que passou por estudos específicos para este público”. Com mais essa remessa enviada na segunda-feira, Pernambuco soma 3.182.580 vacinas contra a Covid-19, sendo 1.830.160 da Coronavac/Butantan, 1.288.070 da Astrazeneca/Fiocruz e 64.350 da Pfizer/BioNTech.