Pesquisa realizada pelo Ibope, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, revelou que o número de infectados pelo novo coronavírus, no Recife é quatro vezes maior do que mostram os números oficiais. No levantamento a cidade aparece entre as 10 capitais do país com maior incidência de casos subnotificados – a frente São Paulo e Rio de Janeiro, onde há um número maior de casos da covid-19
Os pesquisadores identificaram proporcionalmente um maior número de pessoas com anticorpos nas amostras colhidas na capital pernambucana, do que em São Paulo, – o que sugere um maior quadro de subnotificação entre os recifenses. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 21 de maio e envolveu cerca de 25 mil pessoas de 133 municípios, de todos os estados o país. Nela, Recife aparece entre as duas capitais do Nordeste com mais casos subnotificados.
Foram realizados testes rápidos para a doença , em 240 entrevistados da capital pernambucana. Baseado nesses dados, 3,2% da população do Recife já teria sido infectada pelo novo coronavírus, o que equivale cerca de 50 mil pessoas. Quatro vezes mais do que os números oficiais da prefeitura, até terça-feira (26). A pesquisa também aponta que, apesar de Pernambuco ter um dos melhores índices de distanciamento social do país, é um dos estados que menos faz testes para a doença e isto aumenta o número de subnotificações.