PLANOS DE SAÚDE INDIVIDUAIS ACENAM COM REAJUSTE RECORDE DE 16%, ESTE ANO

Reajuste dos planos de saúde individuais pode bater recorde e chegar a 16,3% este ano, de acordo com projeções do setor. A Agência Nacional de Saúde Suplementar- ANS é a responsável por determinar os percentuais de reajuste dos planos todos os anos.

O maior percentual autorizado até hoje foi de 13,57% em 2016 . A Federação Nacional de Saúde Suplementar- FenaSaúde projeta que o aumento seja de 16,3%. A entidade diz que o cálculo considera a variação das despesas assistenciais, a variação por faixa etária, a eficiência da operadora e a inflação do período.

IMPACTO COVID-19

O aumento de itens diversos, como o preço de medicamentos e insumos médicos, a forte retomada dos procedimentos eletivos, o impacto de tratamentos da Covid-19 longo e a incorporação de novas coberturas obrigatórias aos planos de saúde, como, medicamentos e procedimentos, impactam diretamente no reajuste”, afirmou a FenaSaúde, em nota.

A Associação Brasileira de Planos de Saúde – Abramge, também prevê alta de 16,3%. Em nota, afirma que as despesas de 2021 foram maiores do que as de 2020, por causa da alta taxa de ocupação dos hospitais causada pela retomada dos atendimentos adiados em 2020 e pela segunda onda de Covid.

“Outros fatores que impactaram, foram a inflação mundial de insumos (materiais, equipamentos e medicamentos) e a alta exponencial do dólar, moeda atrelada a grande parte dos insumos médico-hospitalares utilizados no Brasil”, afirmou a Abramge.

PLANOS COLETIVOS

Planos de saúde coletivos no mercado Os planos de saúde individuais são a minoria no mercado, Em janeiro deste ano, havia 49 milhões de beneficiários de planos de saúde, sendo que apenas 8,9 milhões tinham planos individuais.

Nos planos de saúde coletivos, as operadoras determinam o reajuste anual sem a definição de um percentual pela ANS. A ausência de regulamentação fez com que as operadoras deixassem de oferecer planos individuais, que têm o reajuste máximo determinado pela agência, para aumentar as opções de coletivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *