Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (25), a Operação Expurgo para investigar facção criminosa com atuação nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pará, Mato Grosso e Pernambuco. Na ação, expedida pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Bangu/RJ, foram expedidos 27 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão.
Segundo a PF, as investigações, iniciadas em dezembro de 2018, apontaram que os líderes da organização objetivavam expandir sua atuação no estado do Rio de Janeiro e contavam com aproximação e parceria de outras facções já atuantes no Estado. Os líderes, mesmo presos, atuavam de dentro de presídios estaduais, onde replicavam ordens e tomavam decisões a exemplo dos chamados “salves”, que seriam recados dados pela cúpula da organização.
De acordo com a Polícia, a comunicação da organização criminosa era facilitada pelo uso de aplicativos e orientava a divisão de tarefas, permitindo a definição de atividades diárias, a realização de debates e a tomada de decisão; além da difusão de diretrizes a serem adotadas pelos membros e o monitoramento das atividades das forças de segurança estaduais.