Um novo tipo de golpe aplicado pela internet permite que a vítima veja a sua conta bancária sendo “esvaziada” em tempo real. De acordo com um alerta feito nesta terça-ferira (23) pela Superintendência Regional da Polpicia Federal em Pernambuco, o golpe, chamado de “mão fantasma”, é aplicado invadindo os telefones celulares das vítimas.
Os criminosos usam gravações de centrais telefônicas e simulam a transferência do telefonema para um atendente que, na verdade, é um integrante da quadrilha. Segundo a PF, eles alegam que houve uma movimentação estranha na conta, uma compra suspeita ou débito desconhecido.
Outra forma de enganar as vítimas é enviando e-mails ou mensagens de texto com links falsos para baixar um aplicativo ou até forjando uma atualização de segurança para o aplicativo do banco ou para o celular. Algumas mensagens são alarmistas, com afirmações como “seu telefone está infectado”, sempre tentando fazer a vítima instalar algum programa falso.
A partir da instalação do aplicativo, os criminosos conseguem ter acesso aos celulares das vítimas e utilizar os aplicativos de bancos para pagar contas e boletos, transferir valores, solicitar empréstimos e realizar outras transações.